Gênero, sexualidade e diversidade
O Professor Thomas S.M. Fonseca da Secretaria de educação de Juiz de Fora,durante o II Seminário Regional de Educação Inclusiva, de Ponte Nova, afirma que a questão de gênero diz respeito às relações entre sujeitos; refere-se a tudo que é classificado como feminino ou masculino numa determinada cultura e contexto histórico, ou seja, é uma construção social. O professor diferenciou o gênero da sexualidade que, segundo o mesmo é o conjunto de saberes, símbolos, valores e crenças relacionadas às formas de vivência de prazer e afetividade.
Thomas apresentou a educação para a sexualidade como possibilidade de se viver, de forma ética, os prazeres; as identidades sexuais, segundo o professor, não são dados da natureza, são papéis que se constroem culturalmente.
O conferencista contextualiza sua “fala” a uma visão pós-moderna; visão de continuação da modernidade, onde se discute as fronteiras. É o tempo da liquidez. Ele cita Foucault quando fala da sexualidade e a relação de poder, apresenta-a como dispositivo histórico, uma invenção.
Em tempo de liquidez, preocupa-me o fato das “verdades” relativas de um mundo machista que vivencia vários movimentos de minorias. O fato de que os conceitos “tomam formas” mediante a cultura “dominante”,leva-nos à reflexão sobre a relação de poder/domínio.
Cláudia G. S. Rodrigues
Educadores

quinta-feira, 17 de novembro de 2011
quarta-feira, 14 de setembro de 2011
A teoria do Pêndulo
Paulo Ronca em seu livro Quem são nossos filhos?,instiga-nos a analisar a questão de que, quando a história nos conta o passado, tentando explicar o presente e incentivando-nos a construir o futuro.Mas e o pêndulo? É isto, para dar movimento à vida,ele ( o pêndulo) desliza para direita e para a esquerda; ora de forma acelerada,às vezes tendenciosa. É a vida!!!
Simples assim? Movimento contínuo?...
Saviani fala também da teoria da "Curvatura da vara",é este o nosso movimento? Estamso buscando o equilíbrio?
Colegas, verdade é que acreditamos na prevenção, o que nos leva a prognósticos, esses elaborados por uma postura científico-acadêmica, mas alicerçada nos valores humanos.Resultado deste trabalho e da confiança em nossa semente e nossos terremos,estamos vivenciando a farta colheita do resultado dos vestibulares,endoçado pela brilhante colocação de nossa escola no ENEM/2010.
Estamso monitorando o "pêndulo" ! EStamos felizes!!!!
Parabéns a cada um dos personagens desta história de vitórias;
Obrigada, Meu Deus, por mais um dia que podemos viver o seu amor e cuidado para conosco e por conhecermos a Pedagogia Preventiva de D. Bosco.
Simples assim? Movimento contínuo?...
Saviani fala também da teoria da "Curvatura da vara",é este o nosso movimento? Estamso buscando o equilíbrio?
Colegas, verdade é que acreditamos na prevenção, o que nos leva a prognósticos, esses elaborados por uma postura científico-acadêmica, mas alicerçada nos valores humanos.Resultado deste trabalho e da confiança em nossa semente e nossos terremos,estamos vivenciando a farta colheita do resultado dos vestibulares,endoçado pela brilhante colocação de nossa escola no ENEM/2010.
Estamso monitorando o "pêndulo" ! EStamos felizes!!!!
Parabéns a cada um dos personagens desta história de vitórias;
Obrigada, Meu Deus, por mais um dia que podemos viver o seu amor e cuidado para conosco e por conhecermos a Pedagogia Preventiva de D. Bosco.
terça-feira, 16 de agosto de 2011
Afeto nas dificuldades de aprendizagem
" A criança deve amar tudo aquilo que aprende, que esteja ligado ao seu crescimento mental e emocional. O que quer que seja apresentado a ele deve ser feito de forma bonita e clara, impressionando sua imaginação. Uma vez que essse amor tennha sido despertado, todos os problemas que os especialistas em educação enfrentam desaparecerão."
Maria Montessori
São sábias palavras, não? É importante surpreender, provocar.^
Quem pode nos relatar aulas que surpreenderam, não sóa aos seus alunos como a você também?
Estamos esperando seu relato.
Cláudia Rodrigues
Maria Montessori
São sábias palavras, não? É importante surpreender, provocar.^
Quem pode nos relatar aulas que surpreenderam, não sóa aos seus alunos como a você também?
Estamos esperando seu relato.
Cláudia Rodrigues
Criatividade, inovação e encantamento: a reinvenção da escola
Segundo o educador Max Haetinger: Encantar em sala de aula é fazer aquilo que o aluno não espera,é surpreendê-lo, é fasciná-lo. Cabe ao educador realizar coisas novas, praticar a inovação e, principalmente, proporcionar e buscar de seus alunos a criatividade no tratamento dos temas e conteúdos. Com isso a escola se renova e encanta e nós, professores, poderemos construir de verdade a geração do futuro, que vai buscar novas saídas para este mundo, novas ideias, novas atitudes e, especialmente, novos valores, tão necessários diante dos grandes e novos desafios com que temos nos deparado em nosso dia a dia.
De acordo com texto dê sua opinião.
De acordo com texto dê sua opinião.
segunda-feira, 1 de agosto de 2011
Para refletir e discutir:
" ...o ambiente escolar - principalmente a sala de aula - é uma esfera propícia para alcançar o inconsciente coletivo ...as emoções estão presentes em todos os aspectos da atividade humana e são fator importante no processo de ensino/aprendizagem " Monte-Serrat
Com base em nossas leituras e discussões do último encontro de professores sobre a Missão do Educador,fale sobre a prática pedagógica e a disciplina desejada.
Com base em nossas leituras e discussões do último encontro de professores sobre a Missão do Educador,fale sobre a prática pedagógica e a disciplina desejada.
quarta-feira, 13 de julho de 2011
INDISCIPLINA
"A indisciplina é filha predileta do autoritarismo e da permissividade. A disciplina a que me refiro é a liberdade, que conscientemente exercida conduz à ordem, não a ordem imposta que nega a liberdade. Como poderemos pensar em controlar as águas revoltas de um rio, se nos esquecermos das margens que as comprimem?". José Pacheco, Escola da Ponte
Sistema Preventivo
Para educar, Dom Bosco desenvolveu o Sistema Preventivo, que é baseado na Razão, na Religião e no Amor. Esse jeito de educar utiliza a “presença” junto aos jovens como meio eficaz para educar. O pátio é o local privilegiado para aplicar o seu método
O Sistema Preventivo é um método de educação; mas é, sobretudo uma espiritualidade: é um amor que se doa gratuitamente, inspirando-se na caridade de Deus que atende cada criatura com a sua providência, segue-a com a sua presença e a salva doando a vida.
A Espiritualidade Salesiana é a espiritualidade da alegria, “da paixão pela vida e pelo Senhor da Vida”. A festa nessa espiritualidade é uma confissão solene de que o mundo inteiro está nas mãos de Deus. Esse é o motivo de tanta alegria!
A presença de Maria na espiritualidade Salesiana também é muito forte. No fim de sua vida, Dom Bosco declarou que tudo aquilo que tinha feito, tinha-o iniciado por inspiração de Maria Auxiliadora: “foi ela quem tudo fez”, dizia ele, já próximo de sua morte. Esse grande santo falava da mãe de Deus como “auxiliadora”, isto é, como auxílio dos cristãos na grande batalha da fé e da construção do Reino de Deus.
Vivendo essa espiritualidade, todo educador Salesiano é chamado a “ser na Igreja sinal e portador do amor de Deus aos jovens, especialmente aos mais pobres”.
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