" Por considerar o assunto 'motivação' de enorme importância (...)vamos passar algumas dicas dadas pelo consultor de empresas Daniel Godrin (...)
Segundo Godrin,em primeiro lugar, a cara com que atendemos o cliente é fundamental.Se ele estiver triste ou desanimado,já imaginaram se nós o atendermos do mesmo modo?(...) Temso que descobrir o quanto cada um de nós é especial e único, afirma o palestrante.
As estatísticas mostram que 35% das pessoas apresentam uma cara indiferente, enquanto 60%, uma cara triste.No entanto, quando colocamos o coração naquilo que fazemos, é possível sorrir e atingir a excelenência.os degraus da escada do sucesso são:
- acreditar em si mesmo;
- acreditar no país;
- acreditar na força da equipe;
- acreditar em Deus.
O problema está no fato de que a maioria de nós é muito teimosa.Temos que encontrar formas para fazer do trabalho uma grande festa, algo prazeroso. afinal passamos 2/3 de nossas vidas envolvidos com ele.Mas, para isso,precisamos saber com quem fazemos parceria.Otrabalho em equipe lembra a imagem de um trem (...)Todo trem tem uma locomotiva, onde está o comando, e os vagões,que compõem a equipe.E para que ele funcione é preciso que setejam nos mesmos trilhos.
Nosso foco de trabalho deve ser as soluções, e não os problemas (...)
A águia é um bom exemplo de sucesso. Para atingir a alta performance, ou a excelência, devemso imitá-la.Ela é ágil, come do bom e do melhor e empurra ofilhote à beira do penhsco para que ele aprenda a voar. Se ele não for dos mais fortes, quando estiver a ponto de se despedaçar, ela o salva, para logo em seguida,jogá-lo ao precipício de novo.Dela podemos tirar a lição: É nas quedas que se pega o impulso.Os exemplos de sucesso indicam que mais que inteligentes, os homens que venceram são, sobretudo,motivados.Ser inteligente é importante, mas não é tudo. Aquele que for motivado, supera qualquer obstáculo e sai vencedor. pense nisto."
( Texto da revista - Rede ciências -seção de treinamento p. 3)
Para meditar:
" (...) mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças. subirão com asas com águias; correrão e não se cansarão, caminharão e não se fatigarão." Is 40:31
Colegas, que nossas forças estejam renovadas e nossas veredas aplanadas.Um feliz ano de trabalhos a todos nós.
Educadores

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012
quinta-feira, 17 de novembro de 2011
Gênero, sexualidade e diversidade
O Professor Thomas S.M. Fonseca da Secretaria de educação de Juiz de Fora,durante o II Seminário Regional de Educação Inclusiva, de Ponte Nova, afirma que a questão de gênero diz respeito às relações entre sujeitos; refere-se a tudo que é classificado como feminino ou masculino numa determinada cultura e contexto histórico, ou seja, é uma construção social. O professor diferenciou o gênero da sexualidade que, segundo o mesmo é o conjunto de saberes, símbolos, valores e crenças relacionadas às formas de vivência de prazer e afetividade.
Thomas apresentou a educação para a sexualidade como possibilidade de se viver, de forma ética, os prazeres; as identidades sexuais, segundo o professor, não são dados da natureza, são papéis que se constroem culturalmente.
O conferencista contextualiza sua “fala” a uma visão pós-moderna; visão de continuação da modernidade, onde se discute as fronteiras. É o tempo da liquidez. Ele cita Foucault quando fala da sexualidade e a relação de poder, apresenta-a como dispositivo histórico, uma invenção.
Em tempo de liquidez, preocupa-me o fato das “verdades” relativas de um mundo machista que vivencia vários movimentos de minorias. O fato de que os conceitos “tomam formas” mediante a cultura “dominante”,leva-nos à reflexão sobre a relação de poder/domínio.
Cláudia G. S. Rodrigues
O Professor Thomas S.M. Fonseca da Secretaria de educação de Juiz de Fora,durante o II Seminário Regional de Educação Inclusiva, de Ponte Nova, afirma que a questão de gênero diz respeito às relações entre sujeitos; refere-se a tudo que é classificado como feminino ou masculino numa determinada cultura e contexto histórico, ou seja, é uma construção social. O professor diferenciou o gênero da sexualidade que, segundo o mesmo é o conjunto de saberes, símbolos, valores e crenças relacionadas às formas de vivência de prazer e afetividade.
Thomas apresentou a educação para a sexualidade como possibilidade de se viver, de forma ética, os prazeres; as identidades sexuais, segundo o professor, não são dados da natureza, são papéis que se constroem culturalmente.
O conferencista contextualiza sua “fala” a uma visão pós-moderna; visão de continuação da modernidade, onde se discute as fronteiras. É o tempo da liquidez. Ele cita Foucault quando fala da sexualidade e a relação de poder, apresenta-a como dispositivo histórico, uma invenção.
Em tempo de liquidez, preocupa-me o fato das “verdades” relativas de um mundo machista que vivencia vários movimentos de minorias. O fato de que os conceitos “tomam formas” mediante a cultura “dominante”,leva-nos à reflexão sobre a relação de poder/domínio.
Cláudia G. S. Rodrigues
quarta-feira, 14 de setembro de 2011
A teoria do Pêndulo
Paulo Ronca em seu livro Quem são nossos filhos?,instiga-nos a analisar a questão de que, quando a história nos conta o passado, tentando explicar o presente e incentivando-nos a construir o futuro.Mas e o pêndulo? É isto, para dar movimento à vida,ele ( o pêndulo) desliza para direita e para a esquerda; ora de forma acelerada,às vezes tendenciosa. É a vida!!!
Simples assim? Movimento contínuo?...
Saviani fala também da teoria da "Curvatura da vara",é este o nosso movimento? Estamso buscando o equilíbrio?
Colegas, verdade é que acreditamos na prevenção, o que nos leva a prognósticos, esses elaborados por uma postura científico-acadêmica, mas alicerçada nos valores humanos.Resultado deste trabalho e da confiança em nossa semente e nossos terremos,estamos vivenciando a farta colheita do resultado dos vestibulares,endoçado pela brilhante colocação de nossa escola no ENEM/2010.
Estamso monitorando o "pêndulo" ! EStamos felizes!!!!
Parabéns a cada um dos personagens desta história de vitórias;
Obrigada, Meu Deus, por mais um dia que podemos viver o seu amor e cuidado para conosco e por conhecermos a Pedagogia Preventiva de D. Bosco.
Simples assim? Movimento contínuo?...
Saviani fala também da teoria da "Curvatura da vara",é este o nosso movimento? Estamso buscando o equilíbrio?
Colegas, verdade é que acreditamos na prevenção, o que nos leva a prognósticos, esses elaborados por uma postura científico-acadêmica, mas alicerçada nos valores humanos.Resultado deste trabalho e da confiança em nossa semente e nossos terremos,estamos vivenciando a farta colheita do resultado dos vestibulares,endoçado pela brilhante colocação de nossa escola no ENEM/2010.
Estamso monitorando o "pêndulo" ! EStamos felizes!!!!
Parabéns a cada um dos personagens desta história de vitórias;
Obrigada, Meu Deus, por mais um dia que podemos viver o seu amor e cuidado para conosco e por conhecermos a Pedagogia Preventiva de D. Bosco.
terça-feira, 16 de agosto de 2011
Afeto nas dificuldades de aprendizagem
" A criança deve amar tudo aquilo que aprende, que esteja ligado ao seu crescimento mental e emocional. O que quer que seja apresentado a ele deve ser feito de forma bonita e clara, impressionando sua imaginação. Uma vez que essse amor tennha sido despertado, todos os problemas que os especialistas em educação enfrentam desaparecerão."
Maria Montessori
São sábias palavras, não? É importante surpreender, provocar.^
Quem pode nos relatar aulas que surpreenderam, não sóa aos seus alunos como a você também?
Estamos esperando seu relato.
Cláudia Rodrigues
Maria Montessori
São sábias palavras, não? É importante surpreender, provocar.^
Quem pode nos relatar aulas que surpreenderam, não sóa aos seus alunos como a você também?
Estamos esperando seu relato.
Cláudia Rodrigues
Criatividade, inovação e encantamento: a reinvenção da escola
Segundo o educador Max Haetinger: Encantar em sala de aula é fazer aquilo que o aluno não espera,é surpreendê-lo, é fasciná-lo. Cabe ao educador realizar coisas novas, praticar a inovação e, principalmente, proporcionar e buscar de seus alunos a criatividade no tratamento dos temas e conteúdos. Com isso a escola se renova e encanta e nós, professores, poderemos construir de verdade a geração do futuro, que vai buscar novas saídas para este mundo, novas ideias, novas atitudes e, especialmente, novos valores, tão necessários diante dos grandes e novos desafios com que temos nos deparado em nosso dia a dia.
De acordo com texto dê sua opinião.
De acordo com texto dê sua opinião.
segunda-feira, 1 de agosto de 2011
Para refletir e discutir:
" ...o ambiente escolar - principalmente a sala de aula - é uma esfera propícia para alcançar o inconsciente coletivo ...as emoções estão presentes em todos os aspectos da atividade humana e são fator importante no processo de ensino/aprendizagem " Monte-Serrat
Com base em nossas leituras e discussões do último encontro de professores sobre a Missão do Educador,fale sobre a prática pedagógica e a disciplina desejada.
Com base em nossas leituras e discussões do último encontro de professores sobre a Missão do Educador,fale sobre a prática pedagógica e a disciplina desejada.
quarta-feira, 13 de julho de 2011
INDISCIPLINA
"A indisciplina é filha predileta do autoritarismo e da permissividade. A disciplina a que me refiro é a liberdade, que conscientemente exercida conduz à ordem, não a ordem imposta que nega a liberdade. Como poderemos pensar em controlar as águas revoltas de um rio, se nos esquecermos das margens que as comprimem?". José Pacheco, Escola da Ponte
Assinar:
Postagens (Atom)