Educadores

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quarta-feira, 13 de julho de 2011

A escola no epicentro da crise social

A crise institucional e a educação formal
                                                                                        Cláudia G. S. Rodrigues
ü O sujeito contemporâneo:
ü  Não é mais fixo , identitário;
ü  Vive  constantes transformações de idéias; instável,pluralista
ü  É um desassentado;
ü  Cada vez mais individualizado e liberado;
ü A sociedade contemporânea:
ü  Não reprime e nem confina em espaços fechados;
ü  A disciplina está dando lugar ao controle;
ü  As famílias são polifórmicas
ü  O tempo contínuo gera outra forma de aprisionamento;
ü  Grande dispêndio de energia do sujeito.
ü  A família já não é o lugar apropriado para se educar.
ü A escola e seu foco de trabalho
ü  Atrelada às ciências e à racionalidade técnica;
ü  Solicitada a absorver diferentes funções;
ü  Vista como super instituição que deve formar o nômade;
ü  Depositária dos fracassos de suas coirmãs;
ü  Vivencia tensões de todas as esferas: social  ,econômica, afetiva   e emocional
ü  O ritmo acelerado da vida não pode esperar a escola.

Escola se encontra no epicentro da crise social

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