Educadores

Educadores

segunda-feira, 11 de julho de 2011

O NOSSO RETRATO

Um sábio e seu discípulo estavam sentados sobre uma grande pedra, à porta de uma escola. Observaram a chegada de um rapaz, que, friamente, perguntou ao sábio: "Que tipo de pessoa vive nesta escola?" O sábio fez, então, a seguinte pergunta: "Que tipo de pessoa vive na escola de onde você veio?" O rapaz respondeu: "Pessoas invejosas, traiçoeiras, arrogantes, ruins..." E o sábio retrucou: "Aqui, você vai encontrar pessoas desse mesmo tipo." Irritado, o rapaz afirmou: "Então vou embora. Não vou nem entrar aí."
Pouco tempo depois, chegou outro rapaz, vibrante, sorridente e alegre, que perguntou ao sábio: "Meu bom senhor, por gentileza, poderia me fazer o favor de informar que tipo de pessoa vive nesta escola?" Novamente, o sábio devolveu com a mesma pergunta: "Que tipo de pessoa vive na escola de onde você veio?" O rapaz respondeu: "Pessoas amáveis, inteligentes, responsáveis, objetivas, compreensivas, bondosas e alegres... Estou até com saudade delas. É que eu sou um aventureiro e adoro conhecer e conviver com novas pessoas, descobrir novos horizontes". O sábio então afirmou: "Aqui você vai encontrar pessoas desse mesmo tipo". "Que bom!", disse o rapaz... E entrou.
Perplexo o discípulo perguntou: "Como pode ser, mestre? Perguntas iguais, respostas iguais e resultados tão diferentes? O primeiro rapaz foi embora e o segundo ficou". O sábio respondeu: "Você traz em seu coração e em sua mente o meio onde você vive e que constrói e, assim, encontra também no seu caminho pessoas, que respondem aos seus sentimentos, conforme você trata cada uma delas e com elas se relaciona."
(Autor desconhecido)

8 comentários:

  1. Ótima reflexão! Por isso devemos ser apaixonados por nossa profissão e entrar em nossa escola com o coração repleto de amor, para passarmos ao nossos alunos todo esse "Carisma Salesiano" tao importante na formação de cada um deles e na nossa também.

    ResponderExcluir
  2. Como nos ensina Dom Bosco: "Educar quer dizer participar com amor no crescimento das pessoas e na construção do seu futuro".

    ResponderExcluir
  3. O ambiente em que vivemos é o resultado do que pensamos,desejamos e sentimos.Quando este ambiente é positivo,favorece o nosso aprendizado nos tornando melhores como pessoas.
    Diante desta perspectiva considero a educação salesiana o melhor caminho para o construção do saber.

    ResponderExcluir
  4. A APRENDIZAGEM DEPENDE DO MEIO QUE ESTAMOS INSERIDOS. UM AMBIENTE AGRADÁVEL PROMOVE A EDUCAÇÃO . ANGÉLICA F. ALBUQUERQUE

    ResponderExcluir
  5. O meio em que vivemos e as relações que estabelecemos com as pessoas, influencia diretamente na nossa vida, inclusive no que diz respeito à educação.
    Devemos promover a cada dia uma educação e um ambiente em que o amor, a alegria e a bondade sejam príncipios fundamentais para o sucesso.
    Carolina Leal

    ResponderExcluir
  6. Ser Salesiano é educar com o coração.É de grande importância amar e sentir que é amado.

    ResponderExcluir
  7. Roseli, Angélica, Carol e Dirma:
    Parabéns pela reflexão, o educador Salesiano faz da sua vida uma oração, onde cada pessoa que cruza o seu caminho é a presença do próprio Deus. Deus é encontrado no cotidiano, nas coisas simples da vida. O Salesiano é contemplativo na ação. Viver essa espiritualidade é fazer da vida uma missão; o fim último é dedicar-se ao próximo, fazendo-o sentir a presença de um Deus que muito lhe quer bem.

    ResponderExcluir
  8. Somos o que acreditamos e aprendemos. O educador também consegue passar o quer para seus educandos e ao meu ver devemos ser exemplos para eles.
    Renata

    ResponderExcluir